quinta-feira, 7 de junho de 2012

Novo corredor é criado na Iputinga, na Zona Oeste do Recife

Enviado por Dora

Um novo corredor viário começa a ganhar forma para facilitar a circulação de veículos na Zona Oeste do Recife. Antes conhecida pelos problemas de alagamento, buracos no chão de terra e abandono, a Avenida Historiador Jordão Emerenciano virou uma larga via, que em três meses deverá se transformar numa importante rota de ligação entre os bairros da Cidade Universitária e Várzea com a BR-101. Além disso, o futuro corredor terá o papel de desafogar o tráfego da rodovia federal e da Avenida Caxangá, atualmente saturadas pelo alto volume de veículos.

A Avenida Historiador Jordão Emerenciano está sendo transformada num corredor depois de muita insistência dos moradores da área. Desde 2002 a pavimentação é solicitada pela população, até que em 2006 ela foi eleita como uma das obras prioritárias no Orçamento Participativo, programa da Prefeitura do Recife que define a execução de intervenções de acordo com a vontade popular. A via começou a ser implantada há um ano, pela empresa Jepac Construções, vencedora da licitação, ao custo de R$ 1,9 milhão. A avenida possui 15 metros de largura, duas pistas, cada uma com sete metros, e um canteiro central de um metro. Uma praça está sendo construída no encontro com a Avenida Luiz de Lacerda.

A nova via tem um quilômetro de extensão, começando no entroncamento com a Rua Macapá e seguindo até a Rua Três de Março, próximo ao Supermercado Atacadão Extra, localizado nas margens da BR-101. Segundo o coordenador de engenharia e operações da Empresa de Urbanização do Recife (URB), Jorge Darwin, em três meses, no máximo, a via deverá estar pronta e liberada à circulação. “A parte de pavimentação da avenida deverá levar mais um mês, segundo a construtora. Depois precisaremos de mais um período para concluir a iluminação e a sinalização viária”, explicou.

Manoel Damasceno, diretor de projetos especiais da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), afirmou que a circulação na área irá mudar com a criação do novo corredor. “Será uma ligação muito importante para desafogar a BR-101, no trecho entre a Avenida Caxangá e a alça de retorno próximo à Reitoria da UFPE. Também terá influencia direta no sistema viário de Dois Irmãos, hoje utilizado pelos moradores de Camaragibe, por exemplo, para chegar a BR-101”, disse. A proposta da CTTU é que a Avenida Historiador Jordão Emerenciano tenha tráfego em sentido duplo, mas que componha um binário com a Rua Ministro João Alberto, que fica paralela à via e hoje é utilizada para o giro de quadra que dá acesso à Rua General Polidoro.

Com a pavimentação da avenida, os veículos que saem da Cidade Universitária e da Várzea, por exemplo, não precisarão ir até a alça de retorno da BR-101 próximo à Reitoria da UFPE para acessar a BR-101 na direção da Zona Norte da Região Metropolitana do Recife. Poderão pegar a Rua General Polidoro, cruzar a Avenida Caxangá para em seguida acessar a nova avenida, chegando à pista marginal da BR-101 e fazendo o retorno embaixo do viaduto da Caxangá, na alça utilizada para quem pretende chegar ao Detran-PE, por exemplo.







Publicado em 20/04/2012, Às 22:00
Postado por Roberta Soares
Fonte: jconlineblogs.ne10.uol.com.br
______________________________________
Fique Sabendo, Iputinga, Corredor,

0 Ver comentário(s):

Postar um comentário